Transplante do Coração – um caminho para a vida

O Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor Criança) solicitou ao deputado Leonardo Pinheiro a solenidade em comemoração aos vinte anos do Primeiro Transplante Cardíaco Pediátrico realizado no Ceará e pelos cinquenta anos do Primeiro Transplante realizado no Brasil com lançamento do livro Transplante do Coração – Um caminho para a vida. A proposta do deputado foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e realizada ontem, 09/04/18.

O evento homenageou o médico cirurgião que realizou o primeiro transplante de coração em criança no Ceará, Valdester Cavalcante Pinto Júnior; a enfermeira perfusionista Ilza Angela Oliveira Costa; os médicos anestesiologistas Antônio Olavo de Sousa Magalhães, Henrique José de Almeida Torres e Jane Eyre Melo Moreira; o cirurgião cardiovascular Juan Alberto Cosquillo Mejia; e os médicos cirurgiões Fernando Antônio de Mesquita e Waldemiro Carvalho Júnior. Todos compuseram a equipe do primeiro transplante de coração em criança no Ceará, no Hospital Antônio Prudente.

Também receberam homenagens o instrumentador cirúrgico do primeiro transplante de coração no Ceará, Francisco Barros de Sá; a enfermeira responsável pelo primeiro transplante cardíaco pediátrico do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Cristiane Magalhães Leite; e a enfermeira perfusionista responsável pela Unidade de Transplante Cardíaco Pediátrico do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Raimunda Selma Antero de Sousa. Foi homenageado “in memoriam”, o médico cardiologista pediátrico Ricardo Farias Sardenberg. Foram homenageados, ainda, o cirurgião cardiovascular Peter Zilla e os médicos cardiologistas João David de Souza Neto e Klébia Castello Branco, responsáveis pela Unidade de Transplante Cardíaco Pediátrico do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.