Pequena história de uma campanha

Por Plínio Bortolotti

Conheci o Valdester quando, em setembro de 2014, ele esteve no Grupo de Comunicação O POVO para me apresentar o livro “De Nascença”, parte de uma campanha que ele queria fazer pelo InCor Criança. Fiquei bastante impressionado com as fotografias do livro, que mostravam algumas das crianças operadas pelo Valdester.

Na ocasião, ele me falou da necessidade de construir uma sede para o InCor Criança, de modo a dar mais conforto às crianças, que precisavam se submeter à cirurgia, e às famílias, muitas vindas do interior ou de outro estado e, que para isso, seria importante desenvolver uma campanha publicitária.

Telefonei para o Tom Barbosa, da agência Register Publicidade, expliquei-lhe o caso, e ele disse que estava disposto, com a sua equipe, a trabalhar voluntariamente para criar uma campanha publicitária para o InCor Criança.

Ao mesmo tempo, passei a mostrar o livro para quem entrava em minha sala; de vez em quando pedia mais alguns exemplares ao Valdester, temendo que ele pensasse que eu estava vendendo o livro, tal era a quantidade de pedidos que fazia.

Uma das pessoas a quem mostrei o livro foi o cineasta Wolney de Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Cine Ceará. Depois de folhear o livro, Wolney disse: “Isso aqui dá um filme”. Aproveitei e perguntei a ele se não topava dirigir os vídeos publicitários da campanha, que estava sendo trabalhada pela Register.

Wolney aceitou imediatamente e sugeriu que se convidassem outros cineastas para dar um olhar mais diversificado aos vídeos que seriam filmados. Foi assim que se agregaram os cineastas Eusélio Oliveira (o Xuxu), Heraldo Cavalcanti, Rosemberg Cariry e a produtora Willa Lima, cujo trabalho teve a coordenação geral de Carol Barbosa (Register) e acompanhamento da Josy (InCor Criança). Do O POVO agregaram-se ao grupo Valéria Xavier (diretora) e Lucas Dorini, do setor de Marketing. Tivemos algumas reuniões, conversas por telefone e via e-mail. E os cineastas e produção saíram a campo para as filmagens.

O lançamento da campanha, no dia 15 de abril de 2016, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), foi emocionante. Crianças correndo pelo auditório, Valdester atendendo informalmente os pais – e homenagens a todos os que contribuíram com a campanha.

Wolney representou os cineastas, Rosemberg, ao meu lado, preocupado, dizendo que ainda precisava melhorar o vídeo que entregara (posso garantir que estava muito bom).

Carol e Tom felizes, ele dizendo que ver aquilo é que valia a pena o trabalho que fazia.

Disse tudo.

Plínio Bortolotti

Veja outras notícias

Deixe uma resposta